5 dicas para deixar os cabelos ondulados com os cachos definidos!

Olá, meus amores! Tudo bom? Eu, assim como a maioria das cacheadas com cabelo do tipo 2, sofro com a eterna luta para definir meu cabelo. Porque, pra quem não sabe, os cabelos ondulados não são nada fáceis de cuidar: basta um cuidado errado e pronto, seu cabelo não fica com os cachos definidos e, como resultado, fica um cabelo sem forma, com volume descontrolado e sem definição dos cachos – coisas que nós não queremos!
 
Por isso que hoje vou mostrar à vocês as dicas de ouro que fizeram com que eu aprendesse a cuidar melhor dos meus cachos e deixar o meu cabelo ondulado com os cachos definidos! 
Dica 1: Hidrate, hidrate, hidrate – e quando achar que esta bom, hidrate mais!
 
Um dos grandes problemas que faz com que nosso tipo de cabelo não defina é a falta de hidratação. Eu costumava hidratar uma vez por mês e achava que estava ótimo, até que descobri que uma vez por mês nunca ia fazer diferença no meu cabelo! Eu agora hidrato meu cabelo todas as vezes que o lavo – ou seja, de 2 a 3 vezes por semana. Uma dessas hidratações é a profunda – que tem que deixar o produto agir por pelo menos uns 20 minutos com touca térmica opcional -, mas as outras duas, para agilizar, eu faço no banho mesmo, com aquelas máscaras ou ampolas de ação rápida, que já dão uma boa ajuda.
 
Dica 2: Pré-shampoo ajuda muito!
 
O pré-shampoo nada mais é do que uma proteção que você vai fazer nos seus fios para que eles ressequem menos durante a lavagem. Você aplica óleo vegetal, como óleo de oliva, argan, coco, entre outros, no comprimento dos fios (dando ênfase nas pontas, que ressecam mais), deixa agir por uns 15 minutos, e depois lava o cabelo como de costume. Não tem nenhum desses produtos em casa? Então pegue um pouco de condicionador e passe nas pontas úmidas do cabelo antes de começar a lavá-lo com shampoo – não é a mesma coisa, mas ajuda um bocado!

 
Dica 3: Dê uma olhadinha no rótulo do seu shampoo
 
Eu não me adaptei ainda a rotina de no e low poo, mas uma coisa eu já mudei na minha vida: eu SEMPRE verifico os rótulos dos shampoos antes de comprá-los. O sulfato é um agente que resseca bastante o cabelo, porém, se você olhar o rótulo do shampoo e contiver componentes hidratantes (como jojoba, macadâmia, entre outros), eu compro mesmo contendo o sulfato, porque esses ingredientes vão ajudar a não ressecar o meu cabelo. Agora, se olhar na embalagem e os ingredientes principais forem sulfato, parafina e cloreto de sódio, e não tiver nada hidratante para compensar, eu não compro porque com certeza vai ressecar os fios – e depois é difícil compensar a hidratação com o condicionador e creme de pentear.

 
Dica 4: Em busca do creme de pentear perfeito
 
Não adianta, cabelo ondulado não se dá bem com qualquer leave in. Muitas vezes você olha o cabelo cacheado tipo 3 ou 4 da sua amiga que ficou incrível com um produto e, quando você testa, no seu cabelo não funciona. Eu demorei muitoooo tempo pra descobrir os meus cremes de pentear favoritos – listei todos nesse post, mas depois que você descobre os cremes que funcionam, a sua vida fica muito mais fácil! Por isso não desista, vai testando os produtos que existem no mercado e você vai encontrar um dia um creme de pentear para chamar de seu 😉

 
Dica 5: Finalizou? Tá bonito? Agora deixe as madeixas em paz!
 
Você teve todo o trabalho de hidratar, lavar com o shampoo certo, passou o creme de pentear que funciona pro seu cabelo e… Fica amassando seu cabelo sem parar. Aí não há cacho que aguente! Eu sei que dá a maior vontade de pegar cachinho por cachinho e ficar brincando de tóin oin oin, ou de ficar ativando os cachos toda hora com o intuito de deixá-los mais definidos, mas com o nosso cabelo, isso vai ter o efeito contrário: quanto mais você mexer, mais vai desfazer os cachos que são tão difíceis de formar – fora a quantidade de frizz que vai gerar. Então meu conselho é ativar bem os cachos durante a finalização, ou seja, enquanto você está passando o creme de pentear. Depois disso, deixe o cabelo secar em paz e só amasse de novo se ele estiver muito durinho por conta do creme, mas só depois de algumas horas, quando ele estiver quase seco. Quanto menos mexer, mais bonito ele vai ficar!

 
Não se preocupem meninas, depois que aprendemos a cuidar dos nossos cachos tipo 2, as coisas ficam mais fáceis e vocês vão ver que seus cabelos vão ficar lindos e definidos!
Espero que vocês tenham gostado! Para ver mais dicas sobre cabelos ondulados, é só visitar o blog www.belezamista.com! Ahh e aproveitem também para me acompanhar nas redes sociais!
 Um beijo, e até a próxima!
 Beleza Mista – Mari Vasconi 

Veja também:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *